Ferramentas de Análise de Aplicativos iOS

Enviado por em 12/04/2013 em Blog | Comments

Aumente suas vendasPara os desenvolvedores de aplicativos iOS pode ser um desafio entender como os usuários estão interagindo com os recursos que são criados, quantas e quais telas estão sendo exibidas e quantos usuários continuam a utilizar seus aplicativos após a primeira utilização, porém existem ferramentas que nos ajudam a saber tudo isso e um pouco mais.

Um bom exemplo é o site Apptrace.com, onde é possível verificar estatísticas de todos os aplicativos da AppStore. Entre estas, cito as mais importantes:

  • Tempo de vida do aplicativo;
  • Versões e datas de lançamento;
  • Alterações de preço;
  • Ranking Global;
  • Ranking Diário.

O site Xyo.net é excelente para que você possa ver o que as pessoas que baixaram seu aplicativo também baixaram e, assim, fazer uma referencia cruzada das informações identificando tendências e possíveis melhorias.

Uma ferramenta que não pode faltar é o Google Analytics Mobile, onde é possível analisar os seguintes dados:

  • Novos usuários utilizando aplicativos;
  • Usuários ativos no aplicativo;
  • Utilização em tempo real;
  • Modelos dos dispositivos que utilizam seu aplicativo;
  • Sistema Operacional utilizado;
  • Origem do tráfego;
  • Telas acessadas;
  • Tempo de acesso por tela;
  • Números de tela por sessão.

Por último, o site Appannie.com fornece dados muito completos sobre sua conta no iTunesConnect e estatísticas, como por exemplo:

  • Renda com o aplicativo;
  • Histórico de Downloads;
  • Reviews;
  • Avaliações;
  • Histórico do Ranking por país, geral ou categoria;
  • Ranking diário;
  • Número de vezes em que foi Destaque na AppStore;
  • Histórico de versões.

Com estas ferramentas, você pode montar uma estratégia de desenvolvimento de aplicativos, analisando quais são os que mais sobem nos rankings e encontrando nichos que estão se expandindo. Feito isso, poderá acompanhar o desempenho de suas vendas e modo de utilização, identificando onde uma propaganda se encaixaria melhor ou onde um conteúdo deveria ser alterado. Também será possível visualizar em quais países seu aplicativo faz mais sucesso e focar neste mercado, acompanhar seus reviews e avaliações para poder atualizar o aplicativo de acordo com o que os usuários pedem e, por último, nunca mais deixará de saber que seu aplicativo está em destaque na AppStore ou no top 10 de determinada categoria.

Com uma boa pesquisa e uma boa ideia, você aumentará bastante suas vendas de aplicativos e In-App Purchases!